Programa
bolsa atleta

O Bolsa Atleta é um programa da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL do Governo do Estado de Rondônia criado pela Lei nº 3.843, de 27 de junho de 2016 que visa garantir recursos para a manutenção pessoal aos atletas em plena atividade esportiva e que não possuem patrocínio, oferecendo condições necessárias para que os atletas possam dedicar-se ao treinamento esportivo e participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.

O Programa Bolsa Atleta no âmbito do Estado de Rondônia, destina-se ao fomento do desporto de alto rendimento, em modalidades individuais e coletivas de Confederações Olímpicas ou Paralímpicas e as de criação nacional, filiadas ou vinculadaspelo Comitê Olímpico do Brasil - COB e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB.

Serão concedidas 30 bolsas-atletas, destinadas a atletas na faixa etária de 12 a 28 anos, distribuídos em duas categorias, valorizando as competições esportivas promovidas pelas federações esportivas de Rondônia e as promovidas pelo Governo do Estado – JOER/JIR e os centros de iniciação esportivas das Prefeituras Municipais, de revelarem seus protagonistas e dessa forma, receberam um grande investimento para o desenvolvimento técnico e esportivo do atleta.

O Programa Bolsa Atleta também contemplará os técnicos dos atletas e paratletas inscritos no Programa, que receberão, enquanto durar o vínculo, uma bolsa correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) da bolsa do atleta, podendo cada técnico acumular até 4 (quatro) bolsas nesse valor.

O incentivo é creditado mensalmente, em conta bancária específica. O valor, inicialmente padrão, destinado atender a duas categorias e para efeito da concessão foi criada 4 subcategorias:

  • Adulto
    • Ouro
    • Paralímpica
  • Juvenil
    • Prata
    • Bronze
    • Paralímpica